Colação de Grau

Ai, tô até com vergonha de voltar a postar, fiquei tanto tempo ausente :(
Tantas coisas aconteceram nessa minha ausência: Fiquei doente, sai do emprego, tô correndo atrás de estágio, tô estudando mais e me dedicando ainda mais com os compromissos da comissão de formatura... E tô super empolgada com a formatura, mais do que nunca! Tenho tanta coisa pra relatar para vocês!!! hahahaha

Mas vamos manter a ordem e seguir com outra cerimônia de formatura, que é a Colação de Grau!
A colação de grau é uma tradicional cerimônia acadêmica em que o estudante concluinte do ensino superior recebe oficialmente o direito de exercer sua profissão. A colação de grau é um ato oficial, público e obrigatório.
Formandos de certos cursos, como o direito e Ciências Contábeis precisam, ainda, submeter-se a testes específicos para que sejam considerados aptos ao exercício da carreira.
A colação é obrigatória e faz parte da conclusão do curso e para colar grau, o aluno tem que ter concluido todo o curso, não estar em pendências financeiras com a faculdade (no caso de faculdades particulares) e mais uma serie de particularidades que vão de cada instituição.
Para a cerimônia, alguns alunos e professores desenvolvem uma atuação como juramentista, orador... Como descritos abaixo:
(Fonte: http://www.favi.br/IESFAVI/aluno/arquivos/manual_formando.swf)

Para cada curso, existe uma cor de traje, mais conhecido como beca. O meu curso, que é pedagogia, a cor da beca é lilás aqui no meu estado. Mas dando uma pesquisada, vi que em alguns estados usam azul, roxo e até amarelo! 
Do que é composto uma beca? Aqui está representado:

(fonte: http://www.favi.br/IESFAVI/aluno/arquivos/manual_formando.swf)

Na imagem a faixa, o ombrelone e uma das cordinhas estão na cor azul. A cor vai mudar der acordo com a cor do seu curso. Aqui no Espirito Santo, as cores usadas por alguns cursos são essas:

(fonte: http://www.favi.br/IESFAVI/aluno/arquivos/manual_formando.swf)

Geralmente, o site de cada faculdade oferece um help para quem quer buscar informações a respeito da colação de grau, para quem quiser acessar, as informações que a minha faculdade oferece (que foi de onde eu retirei a maior parte das informações que postei aqui), é só clicar aqui.


Beijos! 
Gleid Gasparini

Celebração Ecumênica

Oii gente, me desculpem pela ausência. Estou muito atarefada e em semana de revisão para as provas, que começam semana que vem!!!
Hoje eu vou explicar um pouco sobre outro evento da formatura, que é a celebração ecumênica.
A Celebração Ecumênica é realizada “com cânticos, orações e mensagens de otimismo, o culto tem por objetivo a reflexão e o agradecimento pelo fim de mais uma etapa na vida dos formandos.”
(http://www.clickpb.com.br/noticias/religiao/facene-promove-celebracao-ecumenica-de-formandos/) 
Para tal evento, a comissão deverá procurar Igrejas para realizarem a celebração. Empresas de formatura, geralmente possuem um portfólio com algumas Igrejas que a turma pode escolher em qual celebrar.
Mais ai vem o pequeno conflito, que ocorre em todas as turmas: Em que Igreja celebrar? Já que em uma sala de aula, temos alunos católicos, evangélicos, ateus, sem religião, espíritas, candomblés e diversas outras religiões? Por isso que geralmente, as celebrações de formatura são ECUMÊNICAS! Não sabe o que isso significa? Vamos consultar nosso amigo, o dicionário:
  
Significado de Ecumenismo
 
s.m. Tendência à universalidade da união; em particular, à união de todas as igrejas cristãs numa única igreja universal.
(http://www.dicionariodoaurelio.com/Ecumenismo.html) 


Tendência entre igrejas cristãs em desenvolverem atividades conjuntas no sentido de formar uma universalidade. É a busca das igrejas em formar um só rebanho. Por se tratar de uma quase utopia o que se percebe são atividades ecumênicas, onde elementos de diversar igrejas se congregam para desenvolverem atividades religiosas respeitando-se as diferenças para uma convivência fraterna entre os irmãos.
Culto ecumênico> Atividade religiosa que conta com a presença e participação ativa de representantes de diversas religiões, geralmente pastores, presbiteros, diáconos, padres e bispos.
(http://www.dicionarioinformal.com.br/ecumenismo/)

Ou seja, a Celebração Ecumênica é uma celebração religiosa sem denominação de determinada Igreja. Cada Igreja tem sua forma e seus métodos de celebrar e em uma celebração ecumênica, espera-se que o celebrante (padre, ministro, pastor, presbítero...) realize uma cerimônia de uma forma a abranger todos os participantes, independentes de sua religião e crença, dentro de seu templo religioso.
Os professores, a coordenação do curso assim como os demais funcionários da faculdade podem participar da celebração. Geralmente, não se exige nenhum tipo especifico de traje para o evento, eu já vi turmas da área de saúde combinarem de ir de branco por ser a cor que vai predominar a área, nos demais cursos. Clicando aqui e aqui vocês poderão ver algumas idéias de trajes. E mais pra frente eu pretendo sugerir trajes para a formatura por aqui também!

E aqui vai algumas fotos de Celebrações de Formatura, que eu pesqusei no google!

(http://www.radiocoracao.org/multimidia/galeria-de-fotos/culto-ecumenico-da-vii-turma-de-medicina-da-ufgd / http://www.upcomestilo.com.br/blog/?p=689 / http://www.unicap.br/assecom1/?paged=2)

E essa foto aqui, é da Missa de Formatura da minha irmã, que foi em novembro de 2010 (minha irmã é formada em geografia pela federal aqui do meu estado):

Beijos, Gleid Gasparini

up